Bom dia ! Hoje é Segunda Feira, 18 de Dezembro de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
Cultura
14/09/2010
5x Favela - o cinema do engodo
Se o badalado Cacá Diegues (como considerava Luiz Sérgio Person, autor do clássico “São Paulo S/A”) é, sem sombra de dúvida, um “cineasta sem um só fotograma de talento”, cuja filmografia percorre vasta escala de filmes ruins ou artificiais – o mesmo não se pode dizer dos seus incontáveis méritos enquanto especialista na renhida arte de sacar dinheiro público para produzir cinema. 
 
13/09/2010
O enigma de nosso tempo: do Arizona ao Ground Zero
As recentes controvérsias acerca da mesquita no Ground Zero [área onde estavam as torres gêmeas do WTC destruídas no ataque terrorista de 11/09/2001] e sobre a lei anti-imigração ilegal do Arizona são janelas para a nossa alma coletiva. Pense nos paradoxos.
 
05/09/2010
Mundo-cão na Internet
O mundo digital, vertiginoso, avança como um maremoto incontrolável. Acabo de receber pela Internet um vídeo que se presume da ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt sendo estuprada num cativeiro por supostos integrantes do exército das Farc as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Seja ela quem for, são imagens de barbárie explícita, captadas por um cérebro doentio - digo, possuído pelo rancor e animalidade.     
 
30/08/2010
A parteira do atraso
Não vou abrir espaço para a personagem que dá motivo a este artigo. O que está a exigir considerações foi o que disse e por que disse. Seu tema era o mérito como forma de ascensão funcional. Para ela, não se deve avaliar o desempenho de alguém individualmente, nem em grupo, porque diferentes grupos e diferentes indivíduos são incomparáveis em suas circunstâncias, limitações e possibilidades. Todos deveriam recebem um bom salário e ponto final. Ela confundia avaliação de desempenho com comparação entre pessoas.
 
16/08/2010
Chicos e chicas: vem aí, mais uma vez, o delírio socialista!
Enquanto no Brasil o fracassado histórico Che Guevara é louvado, na Argentina, sua terra natal, o sujinho e sua ideologia são motivos de chacota. E na TV pública, Canal 7. 
 
08/08/2010
Copa de barbaridades: jogadores de país comunista sofrem em público em nome da "paz universal"
Q uem sabe alguma coisa sobre países comunistas e outro tanto sobre esportes teve como prever que essa história não ia dar certo: a seleção da Coréia do Norte, provavelmente a pior ditadura existente na face da Terra, participar de uma competição internacional sem nenhuma chance de vencer. E deu no que deu: os coreanos saíram humilhados e seu técnico foi mandado para os trabalhos forçados.
 
03/08/2010
Universidades do mal
Oprograma radiofônico “Café com o Presidente”, transmitido todas as semanas pelas emissoras oficiais, proporciona ao ouvinte informações de tal virulência que o distinto, se estiver desprevenido, pode chegar ao enfarte. Sem querer, no último mês de julho ouvi dois desses informes e confesso que, ouvindo-os por inteiro, fiquei petrificado. Nunca mais vou repetir o café amargo.
 
31/07/2010
Comunismo e narcotráfico
O que mais surpreende na discussão atual sobre as relações entre as FARC e o narcotráfico, em suas repercussões no "socialismo bolivariano" e em tendências do PT e nos ditos movimentos sociais, é a dissociação que se procura estabelecer entre a idéia de socialismo/comunismo e o tráfico de drogas. No fundo, o que se procura defender é a idéia pura do socialismo/comunismo como se fosse uma idéia de tipo religioso, imune aos acidentes de sua história ou de seu percurso de realização.
 
13/07/2010
O Novo inimigo da esquerda: “Império”
Nós sabemos o que Marx, Lenin, Stalin e Mao queriam (controle estatal de tudo) e como eles alcançaram essa meta (totalitarismo brutal); mas o que seus sucessores de hoje desejam e como eles esperam consegui-lo? Curiosamente é um assunto ainda não examinado. Ernest Sternberg da Universidade em Buffalo, Nova York, oferece respostas num artigo de abrir os olhos, numa recente edição da Orbis, “Purifying the World: What the New Radical Ideology Stands For[*]”. Ele começa esboçando rapidamente a quê a extrema-esquerda contemporânea (em oposição à “esquerda decente”) se opõe e o quê ela deseja.
 
12/07/2010
As Cruzadas, a Jihad e certos professores
No email que me endereçou, a jovem estudante mostrava-se indignada com a Igreja por causa das Cruzadas. Fiquei pensando se respondia ou não. Afinal, de que adianta gastar meu latim com esse tipo de bobagem? Que poder teriam algumas palavras minhas contra a ação de um professor mal intencionado, o ano inteiro, dentro da sala de aulaDecidi por uma estratégia mais longa e retornei uma pergunta curta: "Teu professor, ao falar sobre as Cruzadas, mencionou alguma vez a palavra Jihad ou o expansionismo islâmico?" Ela me respondeu que nunca ouvira falar disso e se mostrou surpresa por eu saber que ela fora introduzida  tema das Cruzadas por um professor. A menina deve ter me considerado um gênio...
 
11/07/2010
Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague
Fui assistir num cinema de Botafogo, Rio, ao documentário “Godard, Truffaut e a Nouvelle Vague” (“Deux de la Vague”, Emmanuel Laurent, França, 2009), produto insípido como um café requentado, provavelmente financiado com as benesses (incentivos fiscais) do governo francês, hoje - com ou sem Sarkozy - um dos mais empepinados da Europa. 
 
09/07/2010
Sobre Direitos Humanos
Para os jusnaturalistas, entre os quais se insere uma boa parte dos liberais, os direitos humanos são aqueles de caráter estritamente negativo. De acordo com essa concepção, o efetivo exercício de um direito não pode requerer que outros sejam forçados a agir para garanti-lo, mas, somente, que se abstenham de interferir para cessá-lo.   O meu direito à vida, por exemplo, não exige que os demais laborem para manter-me vivo, mas, pura e simplesmente, que se abstenham de matar-me.
 
14/06/2010
Para inglês ver
Quem escreve este artigo gosta de futebol, é torcedor do Internacional (cada um com os seus problemas, não é mesmo?), vibra com a seleção brasileira e estará na frente da "telinha" (já nem tão telinha assim, admita-se) em todas as partidas da Copa que puder assistir. Portanto, não me acusem de abordar este tema na mesma perspectiva de quem seja contra desfile de escola de samba porque não gosta de samba nem de desfile. Não é o meu caso. Não sou contra a Copa do Mundo. Sou contra a realização da Copa do Mundo na África do Sul. E no Brasil.
 
24/05/2010
Tolices contagiantes
Pessoas inteligentes não devem apresentar tolices como se argumentos fossem. Quando fazem isso é por pura e simples má fé. Por desonestidade intelectual. E o pior é que funciona. Repita-se uma tolice insistentemente nos meios de comunicação e, em breve, verdadeira multidão estará dizendo a mesma coisa. A sensatez é bem menos contagiante do que a tolice.
 
19/05/2010
Na Europa, o remorso transformou-se em masoquismo
Nada é mais ocidental do que o ódio pelo Ocidente. Assim escreve o novelista e ensaísta francês Pascal Bruckner em seu livro La tyrannie de lá pénitence(2006), competentemente traduzido para o inglês por Steven Rendall e recentemente publicado pela Princeton University Press como The Tyranny of Guilt: An Essay on Western Masochism[*]. “Todo o pensamento moderno”, ele acrescenta, “pode ser reduzido a denúncias mecânicas do Ocidente, enfatizando sua hipocrisia, violência e ódio”.
 
18/05/2010
Oh! Admirável mundo novo
O Conservative Home relata:   Respondendo a perguntas, o primeiro-ministro disse que ambos haviam examinado a opção de um governo de minoria[1] com base em votos de confiança e de aprovações orçamentárias[2], mas concordaram que isso seria ‘tão sem inspiração’ que não lhes permitiria fazer o que pretendiam realizar na política e não significaria nada.
 
17/05/2010
Um comunista absolutamente exemplar
Meus leitores habituais talvez recordem do artigo que escrevi recentemente com o título "Os culpados pela pobreza" (1). Nesse texto, entre as causas da constrangedora miséria persistente no país, incluí os luxos e requintes de certos palácios construídos para acolher os altos escalões dos poderes da república. E citei como exemplo o prédio do TSE em Brasília, "uma obra de R$ 328 milhões na qual o escritório do comunista Oscar Niemeyer abocanhou R$ 5 milhões, graças ao monopólio de projetos que estabeleceu sobre a Capital". Esse relato suscitou reação indignada de um leitor que se confessou comunista e me interpelou sobre a fonte de tão destrambelhada e escandalosa informação.
 
11/05/2010
Zé Celso – O falso louco
Por volta de 1972 o encenador José Celso Martinez Corrêa – sem pagar royalty ao sombrio The Living Teather, grupo teatral (de vanguarda) norte-americano dado ao uso da maconha e sessões de sexo coletivo antes de entrar em cena - apareceu no Rio de Janeiro com o seu grupo (Oficina) para apresentar o espetáculo “Gracias, Señor”, uma avançada “sessão de te-ato”.
 
08/05/2010
Coleção Filosofia Atual
Lançados livros sobre Bernard Lonergan e Eric Voegelin.  
 
26/04/2010
Os culpados pela pobreza
Você sabe por que o Brasil não consegue solucionar o problema da miséria? Porque, de um lado, deixamos de agir sobre os fatores que lhe dão causa, e, de outro, nos empenhamos em constranger e coibir a geração de riqueza sem a qual não há como resolvê-la. As recentes mobilizações contra o agronegócio são apenas isso – as mais novas expressões de um fenômeno tão antigo e renitente quanto descabido. O pior de tudo é que minha experiência de seis décadas e pico me adverte: são mínimas as possibilidades de emergirmos dessa histórica tragédia que afronta toda consciência bem formada.
 
05/04/2010
Lançamento de livros, palestra e curso em São Paulo
Ointelectual português Mendo Castro Henriques participará de eventos na capital paulista entre os dias 08 e 10 de Abril.  
 
03/04/2010
"O Livro de Eli": a crítica falou mal? Então pode confiar no filme
Críticos de cinema são mentes previsíveis: se eles falam bem de uma grande produção hollywoodiana (como "Avatar"), é porque o filme contém necessariamente propaganda esquerdista. Se eles ignoram ou falam mal de uma outra superprodução (como "O Livro de Eli"), convém prestar atenção no que o filme tem a dizer.
 
02/04/2010
O Sentido do Pecado
O primeiro passo na direção de uma libertação espiritual não é tanto estar cônscio do que está no final da caminhada – a experiência de Deus – quanto uma visão clara do grande obstáculo que bloqueia o seu começo mesmo. Esse obstáculo chama-se pecado. Uma grande realidade e um grande mistério. Tanto a realidade quanto o mistério do pecado parecem ter-se tornado inacessíveis ao homem, justamente agora que parece estar nele todo mergulhado. A desesperada e incorrigível “inocência” do homem moderno, tão cheio de pecado a ponto de não mais experimentar a contrição e ao mesmo tempo, tão consumido pela culpa por aquilo que é relativamente inofensivo, é um dos mais aflitivos e angustiantes mistérios de nosso tempo.
 
22/03/2010
Lançamento de livro em São Paulo
Livro Shakespeare: Teatro da Inveja, de René Girard, será lançado em São Paulo no próximo dia 26 de Março, no Espaço Cultural É Realizações.
 
21/03/2010
Um livro histórico fundamental
“Há uma regra infalível para se julgar livros: basta saber por quem são amados e por quem são odiados”  Joseph de Maistre               Uma das mais impressionantes obras nacionais –  de fato, documento extraordinário a se constituir em leitura obrigatória para quem, de modo abrangente, pretende conhecer a verdadeira história da subversão comunista no Brasil – permanece inédita para a generalidade dos brasileiros alfabetizados, ainda que concluída em 1988. Trata-se de obra especializada, extremamente bem escrita, singularmente objetiva, com acervo de ilustrações, mapas, relatos e registros históricos de fazer inveja a “Enciclopédia” de Diderot. No entanto, em que pese tal soma de virtudes, ninguém a encontra nas livrarias, nem nos catálogos das grandes ou pequenas editoras do país e muito menos nas bibliotecas públicas ou das universidades.
 
14/03/2010
"Ilha do Medo" desconstrói paranóia antiamericana
Elaborado como um filme de suspense B dos anos 50, a nova produção com direção de Martin Scorsese resume todo um subgênero de cinema muito praticado em Hollywood (aquele da paranóia antinacional) para em seguida subverter a expectativa do público.
 
06/03/2010
O ego e a fera
D e Darwin a Freud não há mais do que um passo relativamente pequeno. Dado que a espécie humana descende de ancestrais subumanos, segue-se que sua mentalidade também evoluiu a partir de um rudimento subumano: o racional a partir do não racional, o consciente do instintivo. Se este for o caso, é natural supor que a psique bestial ainda existe dentro de nós, escondida por detrás ou abaixo de nossa mente consciente como um vestígio vivo de nosso estágio animal, e assim chegamos essencialmente ao id, o substrato psíquico que Freud apresenta como sendo "o centro de nosso ser".
 
03/03/2010
No Oriente Médio, aposte em um cavalo forte
Aviolência e crueldade dos árabes costumam deixar perplexos os ocidentais. Não só o líder do Hezbollah proclama “Nós amamos a morte”, como também o fez, por exemplo, um jovem de 24 anos de idade, que no mês passado gritou “Nós amamos a morte mais do que vocês amam a vida” ao bater seu carro na ponte Whitestone, no bairro do Bronx, em Nova York. Uma jovem palestina foi assassinada pelos próprios pais com treze estocadas de uma faca de açougueiro. Motivo: “pela honra”. Enquanto a esfaqueava, o pai gritava “Morra! Morra logo! Morra logo!... Quieta pequenina! Morra minha filha, morra!”. E a comunidade árabe local? Apoiou os pais contra as acusações de assassinato. Um príncipe em Abu Dhabi recentemente torturou um comerciante de grãos, a quem ele acusou de fraude; apesar de um vídeo da atrocidade ter aparecido internacionalmente na televisão, ele foi inocentado enquanto aqueles que o acusaram foram condenados.
 
01/03/2010
A Doutrina católica e as Imagens
Em hipótese alguma pretendo resolver aqui uma questão em relação à  qual as partes já esgotaram seus argumentos através dos séculos. No entanto, nós, católicos, sabemos que a arte religiosa e os santos nos proporcionam imensos privilégios estéticos e espirituais.
 
27/02/2010
Olá, Coelhinha!
A Playboy usa o design de presentes e artigos infantis da  Spencer’s no shopping center mais perto de você. Opropósito da Spencer’s Gifts  é servir de  “casa da bruxa” para capturar João e Maria? Nessa historinha infantil a bruxa malvada decora a sua casa com doces para seduzir crianças curiosas, a quem ela encarcera e depois as come. As lojas Spencer’s expõem jogos, máquinas de chiclete de bola,  presentes “pegadinhas”— e brinquedos sexuais — para  atrair e seduzir crianças “convidadas” para as suas depravadas salas dos fundos, as quais oferecem uma variada gama de produtos pornográficos.
 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11



Editor Chefe: Roberto Ferraracio
Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS