Bom dia ! Hoje é Segunda Feira, 24 de Abril de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
Cultura
14/12/2011
2011 um ano populista
Em 2012, o populismo estará de volta. Mas o termo é ambíguo, pode soar como um insulto e uma constatação. Melhor usá-lo com moderação.
 
28/11/2011
Elogio à irresponsabilidade
Recentemente, a Globo News apresentou um programa especial com o objetivo de mostrar - ouvindo especialistas escolhidos a dedo - que a democracia está em risco na Europa devido à adoção dos ajustes fiscais reclamados para a concessão de novos empréstimos aos países endividados.
 
20/11/2011
Capitalismo tabagista: de Hitler a Drauzio
É incrível a semelhança da política anti-tabagista contemporânea e da linguagem de seus propositores com o seus equivalentes no regime nacional-socialista.
 
26/10/2011
A China, a França, a Honra
Acivilização chinesa renasce no mundo, por sorte, graças a artistas audaciosos como Gao Xinjiang, Ai Weiwei, Liu Xia. Longe de compreender como esses criadores são uma honra da China, o governo de Pequim os humilha e o governo francês os ignora.
 
19/10/2011
Na França não há indignados
Oprotesto contra os excessos do capitalismo mundial começou na primavera, em Madri. De lá, ela foi ganhando as grandes cidades da Espanha, depois Atenas.
 
10/10/2011
Gisele, o sexismo e o totalitarismo
Nunca, nem em sonhos, despreze qualquer bandeira esquisita desenrolada e exibida como politicamente correta. Ela pode parecer frango congelado, coisa sem pé nem cabeça, mas atenção: não importa o tempo que leve nem os meios requeridos, cedo ou tarde, haverá militantes em número suficiente para mobilizar ingênuos e a bandeira vai em frente.
 
08/10/2011
É fim do mundo que não acaba mais
Essa história de fim do mundo no cinema não tem fim. Os leitores do M@M sugeriram e aqui vai mais uma lista de filmes cujo tema é o fim de tudo que conhecemos. Aproveite enquanto algum colapso climático, financeiro, político ou uma nova eleição do Lula não chega.
 
30/09/2011
Disciplina vence ideologia
Criado em 1998, durante a gestão do tucano Paulo Re­nato de Souza no Ministério da Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi e continua sendo objeto de muitas críticas. A exemplo dos demais indicadores da educação, ele também não é visto como um metro confiável. Questiona-se sobretudo a sua capacidade de medir a qualidade das escolas, uma vez que seu objetivo é avaliar alunos. Mas, agora que saiu o resultado das médias obtidas pelas escolas brasileiras nas provas do Enem de 2010, a imprensa repete a mesma pauta de sempre – transforma o Enem numa listagem de escolas, em que as particulares sempre ganham das públicas. Obviamente.
 
27/09/2011
Genebra, o berço da utopia
Em Genebra, um Congresso de filosofia que se tornou, em nosso tempo, a arte da exposição das banalidades em uma linguagem complicada. Descobri, sem me surpreender verdadeiramente, uma frente unida contra o liberalismo: estes inevitavelmente qualificados como fanáticos, enquanto meus interlocutores antiglobalização, marxistas, ecologistas e trotskystas são evidentemente mais moderados.
 
21/09/2011
O preço da Grécia
O Estado grego é uma invenção das potências europeias: por isso mesmo não é legítimo aos olhos dos próprios cidadãos gregos. A invenção da Grécia em 1830 esclarece o comportamentos dos contribuintes, sem pressa de pagar seus impostos, e de um Estado que nunca se livrou de suas origens duvidosas.
 
02/09/2011
O fim do mundo custa 15 reais
Há um clima de desapontamento em torno do furacão Irene: aparentemente – e mais uma vez – o fim do mundo (ou pelo menos dos EUA, ou do capitalismo, ou da civilização ocidental) ainda não chegou.
 
15/08/2011
Retalhos de pauta
Avelocidade com que se proporcionam os temas e a quinzenalidade desta coluna vão deixando pelo caminho assuntos sobre os quais muito gostaria de expressar meu ponto de vista. É o que faço hoje, contando com a compreensão de todos para o formato sintético destas reflexões.
 
12/08/2011
Há um século: vivendo livremente na Inglaterra
Alan J. P. Taylor escreveu esta passagem memorável em English History, 1914-1945 (Oxford University Press, Oxford, 1970):
 
11/08/2011
Londres já vinha se aquecendo
"Ocomportamento dos saqueadores nas ruas se parecia com o do urso polar que atacou o acampamento turístico na Noruega na semana passada. Eles estavam fazendo o que queriam e, diferentemente do urso, ninguém sequer deu-lhes um tiro”.
 
06/08/2011
A filosofia nihilista e a ciência praxeológica
ONihilismo é um termo polêmico, com muitos significados, mas, de uma maneira geral, consiste na negação das realidades ou dos valores considerados importantes dentro de uma sociedade.
 
20/07/2011
Receita de bolinho numa revista terrorista: alguém tem senso de humor
Oserviço de inteligência britânico MI6 hackeou a Inspire, uma revista online em língua inglesa da Al-Qaeda, produzida por Anwar al-Awlaki e… bem, deixo que Duncan Gardham, correspondente de segurança do jornal Daily Telegraph conte como foi:
 
17/07/2011
A linguagem de gênero
Está para ser lançada no Brasil no fim deste ano a versão portuguesa do livro do advogado argentino Jorge Scala “El género como herramienta de poder” sobre a perigosa e destrutiva “ideologia de gênero”.
 
08/07/2011
TV Cultura: já passou da hora de parar de alimentar esse absurdo
ATV Cultura de São Paulo – certamente o exemplo mais “bem sucedido” de TV pública no Brasil – é um fracasso completo a partir de qualquer ponto de vista: não dá audiência, produz um imenso prejuízo e pouco contribui para o enriquecimento do debate cultural.
 
02/07/2011
10 filmes cristãos recomendados
Émuito fácil encontrar filmes radicalmente inspirados pelo marxismo ou por diferentes variações de esquerdismo – são raros, contudo, os títulos com inspiração em outra visão de mundo e de vida. O M@M traz hoje algumas sugestões de filmes clássicos com inspiração no cristianismo tradicional.
 
11/06/2011
UOL continua sua cruzada contra a corrupção e fecha o cerco ao banqueiro Andrade Cortez
Esta não dá para não ler: o UOL (portal do Grupo Folha) não dá trégua para corruptos, políticos demagógicos e macaquices ideológicas no sistema judiciário.
 
06/06/2011
Os donos da educação
Li, recentemente, artigo criticando os que se aventuram a opinar sobre Educação sem o preparo acadêmico específico. Educação, a exemplo de outras ciências, segundo aquele texto, somente poderia ser abordada, com propriedade, por profissionais da área. Traduzindo: cada macaco no seu galho.
 
17/05/2011
O metrô em Higienópolis e o shopping ao lado do Teatro Oficina
Abarulheira inócua em torno da construção – ou não – de mais uma estação de metrô no centro de São Paulo simplesmente escancara a oposição existente no Brasil entre a militância esquerdista (que pretende não só definir o que é bom para si, como também para o país e o restante das pessoas) e a população em geral que, rica ou pobre, não pode reclamar de nada – apenas pagar impostos e submeter-se aos caprichos dos primeiros.
 
05/05/2011
Nunca serão: direita colhe "frutos" por idolatria a esquerdistas de "Tropa de Elite"
Aconfusão algo ingênua entre criadores e criatura continua fazendo estrago no caso “Tropa de Elite”. Ao dar aos realizadores um crédito excessivo pela interpretação particular do filme, as legiões de conservadores que adotaram o Capitão Nascimento como símbolo de resistência à cultura da bandidagem cultivada nas universidades brasileiras agora terão de aguentar a voz de Wagner Moura defendendo o desarmamento dos cidadãos.
 
25/04/2011
Sobre péssimos negócios
Tempos atrás havia um programa de tevê, desses dominicais, em auditório, no qual uma pessoa, previamente escolhida para aquela extraordinária oportunidade, era convidada a fazer, às cegas, uma série de escolhas. No desenvolvimento do programa, sem o saber, ela ia trocando, ou não, uma casa por um pé de couve, um pé de couve por uma geladeira, uma geladeira por cem mil reais e assim sucessivamente. Quem assistisse o programa torcia pela infeliz que, na maior parte das vezes, ia fazendo péssimos negócios sem o saber.
 
17/04/2011
Leis de incentivo: polêmicas artificiais
Adiscussão suscitada pela aprovação de um projeto para incentivo fiscal apresentado, tendo como principal figura a cantora Maria Bethânia, parte de dois princípios equivocados que, exatamente por sua natureza, distorcem completamente a percepção que a opinião pública tem do assunto.
 
16/04/2011
Datena, Che Guevara e o Audi A8
Célebre fã de Lula, o apresentador José Luiz Datena é um desses nomes milionários da TV brasileira. Especializado nas habituais polêmicas vazias do jornalismo nacional, ele acumula fortuna em carros e Arte Naif, como o horrendo quadro de Che Guevara pendurado na parede de sua mansão.
 
11/04/2011
Lições da rua Lima e Silva
Zero Hora da última segunda-feira trouxe matéria sobre o que se passa aos domingos, na capital gaúcha, em certo trecho da rua Lima e Silva. Os episódios descritos são rotineiros e antigos. Se o desrespeito à lei não tropeça no rigor daqueles que a devem fazer cumprir, quem se estatela é a ordem pública.
 
08/04/2011
Piadas com minorias: analisando o telhado de vidro do CQC
Quando não estão adulando Dilma e Lula, ou tentando cassar o mandato de algum deputado mais mal comportado, os garotos do CQC estão fazendo graça. Mas o mais engraçado é que eles adoram fazer piadas com gays e com homossexualismo: são comentários ofensivos e pejorativos que, na boca de algum inimigo, serviriam como munição para a habitual perseguição imposta a “conservadores” e “direitistas”.
 
07/04/2011
Rio de Janeiro tem rara oportunidade de ver o horror do Gulag no cinema
Documentário “O Regime Solovki” é pioneiro na abordagem dos campos de concentração soviéticos ao retratar o cotidiano de um gulag que funcionou de 1923 a 1939. O filme será exibido em sala de cinema no dia 9 de abril.
 
02/04/2011
Documentário joga luz na queda de Reza Pahlevi
Um interessante documentário, rico em depoimentos e imagens de época, procura recuperar mais um pouco da verdade histórica sobre os acontecimentos que antecederam a Revolução Iraniana e o papel desempenhado pelo Xá Reza Pahlevi.
 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11



Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS