Boa Tarde ! Hoje é Domingo, 22 de Outubro de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
Brasil
10/05/2011
Supremo absurdo
A Constituição Federal de 1988 reconheceu como entidade familiar a “união estável” entre o homem e a mulher:   Art. 226, § 3º. Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
 
09/05/2011
Dona Zelite e o custo de uma terapia
Você lembra de Dona Zelite? Em quase todos os discursos, após assumir, Lula se referia com desdém e mágoa "às elite". Dito assim, engolido o plural, soava como um personagem. Surgiu, então, a Zelite. Ou, com o devido respeito, Dona Zelite. Lula se queixava dela a torto e a direito. A Zelite era preconceituosa. A Zelite não gostava de pobre. A Zelite o considerava despreparado. A Zelite era puxa-saco do FHC. A Zelite não reconhecia os méritos dele Lula. A Zelite isto, a Zelite aquilo.
 
06/05/2011
“Esquecer” é o mais brasileiro dos verbos: e o massacre de Realengo?
No Brasil do PT e do consenso político, não há muito espaço para assuntos que possam macular a ilusão de progresso sem limites. Num contexto desses, quem é que ia se lembrar dos alunos e das famílias vitimadas pelo atirador de Realengo? Afinal, já se passou muito tempo: quase 1 mês.
 
02/05/2011
País de novela
Relatei em "Pombas e Gaviões" o caso da mocinha da novela que, advertida pela mãe sobre o erro que iria cometer, contestou-a: "Ora, mãe, deixa eu errar porque errando se aprende".
 
01/05/2011
Oposição responsável
Acriatura nasce maior do que o criador. Nada mau como desempenho para um partido que está apenas nascendo. Embora, toda contabilidade seja ainda imprecisa, pois o novo partido não foi ainda formalizado, ele conta atualmente entre 32-35 deputados, dois senadores e, provavelmente, dois governadores, com a entrada de Raimundo Colombo, de Santa Catarina. Número expressivo de deputados estaduais, prefeitos e vereadores se juntam a esse grupo.
 
30/04/2011
De Freddy Krueger a Zé Pequeno
Otípico conservador brasileiro “old school” foi deitar morrendo de medo das garras de Freddy Krueger e acordou de madrugada, assustado, ao perceber que um marginal de quinta categoria acabava de invadir sua casa.
 
29/04/2011
O descontrole da inflação e a má gestão dos juros
Os rumores no País são de que o Ministro da Fazenda Guido Mantega só fica no governo se conseguir controlar a inflação.  Para se resguardar, Mantega eximiu-se de responsabilidade, transferindo o ônus para um pseudo “surto inflacionário mundial”. Mas não ficou só nisso. Responsabilizou também toda a sociedade brasileira, ao afirmar: “o país está preparado para controlar a ‘alta de preços’”.
 
19/04/2011
Ed e o fantasma da máquina
OConpet, programa do Ministério das Minas e Energia, criou um programa de computador a que chamou "Robô Ed", com o intuito de educar as crianças ao uso eficiente de energia e muito mais. O M@M entrevistou o robozinho, que se dispõe a responder perguntas sobre qualquer assunto.
 
14/04/2011
Parasitas e hospedeiros
Há muito que a folha de pagamentos da União já ultrapassou os 5% do Produto Interno Bruto (PIB).
 
09/04/2011
Mentalidade fascistóide
Durante a crise de 2008, em meio a uma queda acentuada dos preços de seus produtos e de uma forte retração da demanda internacional, o presidente da Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, teve a ousadia de, em nome dos interesses dos acionistas, tomar algumas decisões que contrariavam os interesses políticos do Governo Lula, como a demissão de pessoal, o corte de investimentos e a aquisição de navios no exterior. Dali em diante, mesmo que de forma dissimulada, sua substituição passou a ser uma questão de honra para os áulicos petistas. 
 
04/04/2011
Puxadores do atraso
As Campanhas da Fraternidade perderam a capacidade de me surpreender. Há alguns anos ainda me arrancavam uns "oh!", uns "puxa-vida!", uns "mas-que-coisa!". Agora, nem isso. Já é previsível. Silenciam as baterias das escolas de samba e a campanha da CNBB entra na avenida para incinerar a espiritualidade quaresmal. Todo ano muda o tema. Mas o samba-enredo vai na mesma batida: ao sul do Equador só existe um pecado. E uma classe de pecador.
 
28/03/2011
Volta dos patifes - A decepção!
Imensa maioria da sociedade ficou "de cara" com a decisão do STF que postergou para 2012 a vigência da Lei da Ficha Limpa. Já encontrei gente convencida de que o artigo 16 da Constituição Federal foi uma artimanha concebida com a finalidade de beneficiar políticos desonestos...
 
24/03/2011
REAFIRMAMOS!
Diante das constantes manobras efetuadas por políticos que preferem ignorar a existência de um eleitorado conservador e de centro, o mesmo eleitorado que ano após ano os apóia nas urnas; da insistência  desses mesmos políticos em sempre que possível agitar a bandeira esfarrapada do esquerdismo, como se isso fosse um tipo de salvo conduto para esquemas de poder e interesses venais; do oportunismo político rasteiro e desrespeitoso; diante da acintosa falta de interesse em fortalecer o jogo democrático no Brasil, o que só poderia acorrer com a existência de um sólido partido político de direita, como acontece em todos os países civilizados; enfim, frente ao inacreditável desperdício de um capital político gigantesco, que revela a falta de visão e covardia de homens públicos nos quais milhões de pessoas acreditaram, o MÍDIA@MAIS julga interessante contribuir com o debate, deixando clara mais uma vez sua opinião sobre o assunto.
 
21/03/2011
Mãos ao alto, Brasil!
Assisti em DVD àquele entulho hollywoodiano que chegou às telas com o nome de "Che". O filme será considerado péssimo se não for entendido como uma sacada do capitalismo para faturar com um ícone do comunismo.
 
20/03/2011
Legislando sem mandato
Há anos, a maioria dos magistrados trabalhistas vem seguindo à risca o que estabelece Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho, segundo a qual, “Percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação tendo em vista o princípio da estabilidade financeira.”
 
15/03/2011
Sem medo de ser ridículo: Obama vai fazer comício na Cinelândia
Talvez a eleição para presidente do mundo ainda não tenha data certa, mas um candidato importante lançará sua campanha no próximo dia 20 de março.
 
14/03/2011
Em busca da verdade
 Averdade vos libertará" (Jo 8:32). Será preciso dizer mais sobre o valor da verdade para o ser humano? A sabedoria desta esplêndida frase repousa, muito especialmente, em evidenciar que assim como a bússola só funciona perante o norte magnético, a liberdade é uma conquista da verdade. E só frente a ela, que a precede, pode ser exercida.
 
10/03/2011
Vem aí o PN
No pensamento político vulgar da atualidade brasileira há um jargão que não pode ficar de fora e traz certo quê de vitalidade urbana contemporânea: eficiência! Quando o PSDB surgiu, teoricamente para fazer contraposição política ao então radicalismo petista, seu discurso já trazia essa ideia: eficiência na gestão pública. Tal termo já possuía (e ainda possui) boa ressonância nas classes mais ou menos educadas das cidades, acostumadas a padrões administrativos de empresas multinacionais.
 
07/03/2011
Mais um golpe na federação
Escrevi, há coisa de duas semanas, que o longo braço de Brasília não respeita distância nem tradição. Onde houver uma unidade administrativa, lá está presente a interferência federal dispondo sobre todos e sobre quase tudo. Vivemos um federalismo de faz de conta, num país continental que reverencia o poder central e que adora o novo bezerro de ouro, o cofre para onde flui 23% do PIB nacional, ou seja, 63% dos impostos pagos pela nação.
 
06/03/2011
Preparando o terreno para a CPMF
De todos os ministérios atingidos pela "conciliação fiscal" do ministro Guido Mantega, o mais poupado, de longe, foi o da Saúde, de Alexandre Padilha, um dos negociadores, no Congresso Nacional, das emendas dos parlamentares no Orçamento deste ano, quando ainda era ministro das Relações Institucionais. Safou-se até mais do que o Ministério da Educação, uma das prioridades na área social da presidente Dilma Rousseff. Livrou-se até mais do que o Ministério do Desenvolvimento Social, do Bolsa Família e do futuro PAC da Erradicação da Pobreza. Não chegou a perder um por cento do que lhe estava destinado.
 
02/03/2011
Esquerda brasileira tem mais princípios que a “direita”
Aesquerda vence a direita, no Brasil, não simplesmente por ter mais votos, mais gente nas universidades, mais infiltrados nas redações de jornais. Ela vence, especialmente, por ter se mantido fiel a sua própria cartilha de princípios ao longo das últimas décadas, ao perceber que poderia se fortalecer a cada nova derrota eleitoral se mantivesse a fidelidade a um conjunto de valores que esperava sua hora chegar.
 
28/02/2011
Desde quando partido tem ONG?
Jamais especulo sobre a honra de quem quer que seja. Deixo esse trabalho para o jornalismo investigativo, para as instituições policiais e para o Ministério Público.
 
25/02/2011
Fenomenal: projeto de estádio privado financiado com dinheiro público para a Copa-2014 tem 109 erros
Enquanto 2 estádios particulares em São Paulo são reformados com verbas privadas (a Arena Palestra e o Morumbi), a grande imprensa e os governos prosseguem dando total apoio ao estádio do Corinthians em Itaquera, aquele que será erguido com verbas de renúncia fiscal e que foi indicado para sediar partidas da Copa do Mundo.
 
18/02/2011
Todos contra você: Ronaldo, Kassab e Ricardo Teixeira pela Copa-2014 em São Paulo paga com eufemismos
Imagine só quem é que perde quando toda essa patota se junta para viabilizar um negócio, ou coisa que o valha.
 
31/01/2011
Razões de uma tragédia
Foi na pacata Porto Alegre dos anos 60 que ambiente criativo e fascinante do Colégio Estadual Júlio de Castilhos me aproximou da política. Saibam os "trabalhadores em educação", sineteiros, panfletários e fazedores de cabeça de hoje, que naquele tempo, naquele colégio ao menos, com bons mestres, formavam-se cidadãos e preparavam-se líderes para a cena política municipal, estadual e nacional.
 
24/01/2011
A gente não se vê nisso aí
Nos anos 80 integrei um grupo de abnegados que promovia palestras sobre senso crítico, formação da consciência individual e formas de ação coletiva contra o estupro que setores da mídia promovem nos bons e consensuais valores da sociedade. Combatíamos quixotescamente, cientes de que enfrentávamos dragões com tesourinhas, dessas que se dá para crianças recortar papel. Sem fio nem ponta.
 
13/01/2011
Desarmar quem?
Em 21/12/2010, o jornal O Globo publicou na página 10 uma matéria intitulada VIVA RIO: 47,6% DAS ARMAS AINDA SÃO ILEGAIS NO BRASIL. A matéria do jornalista Jailton de Carvalho versa sobre uma pesquisa realizada no Brasil mostrando o que todo mundo sabe: as pessoas têm medo de registrar suas armas, pois, além de custar caro e dar um bocado de trabalho (é uma burocracia dos infernos) ainda existe o risco de amanhã a “Companheira Wanda” usar a base de dados para passar no congresso (com minúscula mesmo, por favor) uma lei obrigando os cidadãos de bem a entregar suas armas.
 
10/01/2011
As coisas não se mudam
Escreve-me um leitor: "Não é contraditório o senhor afirmar que o modelo institucional brasileiro concentra excessivos poderes nas mãos do presidente e, ao mesmo tempo, defender um sistema que atribui o governo à maioria parlamentar? O senhor não sabe que o parlamento britânico talvez só perca para o venezuelano em matéria de aprovação de projetos enviados pelo executivo, e que a quase totalidade das leis nele votadas são de iniciativa do governo de Sua Majestade?"
 
06/01/2011
Invasão é mesmo a solução?
Ofim de ano foi pródigo para o debate sobre habitação em São Paulo. Começou com a agitação da reintegração de posse de prédios ocupados pela Frente de Luta por Moradia e terminou com a divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do número de imóveis vazios na capital paulista. São 290 mil.
 
03/01/2011
O legado de Lula
Acabou! Não há bem que sempre dure (na perspectiva dos 87% que gostaram), nem mal que não acabe (segundo a ótica dos 13% descontentes). Faço parte do pequeno grupo que não se deixa seduzir por conversa fiada, publicidade enganosa e não sente atração pelos salões e cofres do poder.
 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20



Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS