Boa Noite ! Hoje é Quinta Feira, 25 de Maio de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
Brasil
02/05/2011
País de novela
Relatei em "Pombas e Gaviões" o caso da mocinha da novela que, advertida pela mãe sobre o erro que iria cometer, contestou-a: "Ora, mãe, deixa eu errar porque errando se aprende".
 
01/05/2011
Oposição responsável
Acriatura nasce maior do que o criador. Nada mau como desempenho para um partido que está apenas nascendo. Embora, toda contabilidade seja ainda imprecisa, pois o novo partido não foi ainda formalizado, ele conta atualmente entre 32-35 deputados, dois senadores e, provavelmente, dois governadores, com a entrada de Raimundo Colombo, de Santa Catarina. Número expressivo de deputados estaduais, prefeitos e vereadores se juntam a esse grupo.
 
30/04/2011
De Freddy Krueger a Zé Pequeno
Otípico conservador brasileiro “old school” foi deitar morrendo de medo das garras de Freddy Krueger e acordou de madrugada, assustado, ao perceber que um marginal de quinta categoria acabava de invadir sua casa.
 
29/04/2011
O descontrole da inflação e a má gestão dos juros
Os rumores no País são de que o Ministro da Fazenda Guido Mantega só fica no governo se conseguir controlar a inflação.  Para se resguardar, Mantega eximiu-se de responsabilidade, transferindo o ônus para um pseudo “surto inflacionário mundial”. Mas não ficou só nisso. Responsabilizou também toda a sociedade brasileira, ao afirmar: “o país está preparado para controlar a ‘alta de preços’”.
 
19/04/2011
Ed e o fantasma da máquina
OConpet, programa do Ministério das Minas e Energia, criou um programa de computador a que chamou "Robô Ed", com o intuito de educar as crianças ao uso eficiente de energia e muito mais. O M@M entrevistou o robozinho, que se dispõe a responder perguntas sobre qualquer assunto.
 
14/04/2011
Parasitas e hospedeiros
Há muito que a folha de pagamentos da União já ultrapassou os 5% do Produto Interno Bruto (PIB).
 
09/04/2011
Mentalidade fascistóide
Durante a crise de 2008, em meio a uma queda acentuada dos preços de seus produtos e de uma forte retração da demanda internacional, o presidente da Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, teve a ousadia de, em nome dos interesses dos acionistas, tomar algumas decisões que contrariavam os interesses políticos do Governo Lula, como a demissão de pessoal, o corte de investimentos e a aquisição de navios no exterior. Dali em diante, mesmo que de forma dissimulada, sua substituição passou a ser uma questão de honra para os áulicos petistas. 
 
04/04/2011
Puxadores do atraso
As Campanhas da Fraternidade perderam a capacidade de me surpreender. Há alguns anos ainda me arrancavam uns "oh!", uns "puxa-vida!", uns "mas-que-coisa!". Agora, nem isso. Já é previsível. Silenciam as baterias das escolas de samba e a campanha da CNBB entra na avenida para incinerar a espiritualidade quaresmal. Todo ano muda o tema. Mas o samba-enredo vai na mesma batida: ao sul do Equador só existe um pecado. E uma classe de pecador.
 
28/03/2011
Volta dos patifes - A decepção!
Imensa maioria da sociedade ficou "de cara" com a decisão do STF que postergou para 2012 a vigência da Lei da Ficha Limpa. Já encontrei gente convencida de que o artigo 16 da Constituição Federal foi uma artimanha concebida com a finalidade de beneficiar políticos desonestos...
 
24/03/2011
REAFIRMAMOS!
Diante das constantes manobras efetuadas por políticos que preferem ignorar a existência de um eleitorado conservador e de centro, o mesmo eleitorado que ano após ano os apóia nas urnas; da insistência  desses mesmos políticos em sempre que possível agitar a bandeira esfarrapada do esquerdismo, como se isso fosse um tipo de salvo conduto para esquemas de poder e interesses venais; do oportunismo político rasteiro e desrespeitoso; diante da acintosa falta de interesse em fortalecer o jogo democrático no Brasil, o que só poderia acorrer com a existência de um sólido partido político de direita, como acontece em todos os países civilizados; enfim, frente ao inacreditável desperdício de um capital político gigantesco, que revela a falta de visão e covardia de homens públicos nos quais milhões de pessoas acreditaram, o MÍDIA@MAIS julga interessante contribuir com o debate, deixando clara mais uma vez sua opinião sobre o assunto.
 
21/03/2011
Mãos ao alto, Brasil!
Assisti em DVD àquele entulho hollywoodiano que chegou às telas com o nome de "Che". O filme será considerado péssimo se não for entendido como uma sacada do capitalismo para faturar com um ícone do comunismo.
 
20/03/2011
Legislando sem mandato
Há anos, a maioria dos magistrados trabalhistas vem seguindo à risca o que estabelece Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho, segundo a qual, “Percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação tendo em vista o princípio da estabilidade financeira.”
 
15/03/2011
Sem medo de ser ridículo: Obama vai fazer comício na Cinelândia
Talvez a eleição para presidente do mundo ainda não tenha data certa, mas um candidato importante lançará sua campanha no próximo dia 20 de março.
 
14/03/2011
Em busca da verdade
 Averdade vos libertará" (Jo 8:32). Será preciso dizer mais sobre o valor da verdade para o ser humano? A sabedoria desta esplêndida frase repousa, muito especialmente, em evidenciar que assim como a bússola só funciona perante o norte magnético, a liberdade é uma conquista da verdade. E só frente a ela, que a precede, pode ser exercida.
 
10/03/2011
Vem aí o PN
No pensamento político vulgar da atualidade brasileira há um jargão que não pode ficar de fora e traz certo quê de vitalidade urbana contemporânea: eficiência! Quando o PSDB surgiu, teoricamente para fazer contraposição política ao então radicalismo petista, seu discurso já trazia essa ideia: eficiência na gestão pública. Tal termo já possuía (e ainda possui) boa ressonância nas classes mais ou menos educadas das cidades, acostumadas a padrões administrativos de empresas multinacionais.
 
07/03/2011
Mais um golpe na federação
Escrevi, há coisa de duas semanas, que o longo braço de Brasília não respeita distância nem tradição. Onde houver uma unidade administrativa, lá está presente a interferência federal dispondo sobre todos e sobre quase tudo. Vivemos um federalismo de faz de conta, num país continental que reverencia o poder central e que adora o novo bezerro de ouro, o cofre para onde flui 23% do PIB nacional, ou seja, 63% dos impostos pagos pela nação.
 
06/03/2011
Preparando o terreno para a CPMF
De todos os ministérios atingidos pela "conciliação fiscal" do ministro Guido Mantega, o mais poupado, de longe, foi o da Saúde, de Alexandre Padilha, um dos negociadores, no Congresso Nacional, das emendas dos parlamentares no Orçamento deste ano, quando ainda era ministro das Relações Institucionais. Safou-se até mais do que o Ministério da Educação, uma das prioridades na área social da presidente Dilma Rousseff. Livrou-se até mais do que o Ministério do Desenvolvimento Social, do Bolsa Família e do futuro PAC da Erradicação da Pobreza. Não chegou a perder um por cento do que lhe estava destinado.
 
02/03/2011
Esquerda brasileira tem mais princípios que a “direita”
Aesquerda vence a direita, no Brasil, não simplesmente por ter mais votos, mais gente nas universidades, mais infiltrados nas redações de jornais. Ela vence, especialmente, por ter se mantido fiel a sua própria cartilha de princípios ao longo das últimas décadas, ao perceber que poderia se fortalecer a cada nova derrota eleitoral se mantivesse a fidelidade a um conjunto de valores que esperava sua hora chegar.
 
28/02/2011
Desde quando partido tem ONG?
Jamais especulo sobre a honra de quem quer que seja. Deixo esse trabalho para o jornalismo investigativo, para as instituições policiais e para o Ministério Público.
 
25/02/2011
Fenomenal: projeto de estádio privado financiado com dinheiro público para a Copa-2014 tem 109 erros
Enquanto 2 estádios particulares em São Paulo são reformados com verbas privadas (a Arena Palestra e o Morumbi), a grande imprensa e os governos prosseguem dando total apoio ao estádio do Corinthians em Itaquera, aquele que será erguido com verbas de renúncia fiscal e que foi indicado para sediar partidas da Copa do Mundo.
 
18/02/2011
Todos contra você: Ronaldo, Kassab e Ricardo Teixeira pela Copa-2014 em São Paulo paga com eufemismos
Imagine só quem é que perde quando toda essa patota se junta para viabilizar um negócio, ou coisa que o valha.
 
31/01/2011
Razões de uma tragédia
Foi na pacata Porto Alegre dos anos 60 que ambiente criativo e fascinante do Colégio Estadual Júlio de Castilhos me aproximou da política. Saibam os "trabalhadores em educação", sineteiros, panfletários e fazedores de cabeça de hoje, que naquele tempo, naquele colégio ao menos, com bons mestres, formavam-se cidadãos e preparavam-se líderes para a cena política municipal, estadual e nacional.
 
24/01/2011
A gente não se vê nisso aí
Nos anos 80 integrei um grupo de abnegados que promovia palestras sobre senso crítico, formação da consciência individual e formas de ação coletiva contra o estupro que setores da mídia promovem nos bons e consensuais valores da sociedade. Combatíamos quixotescamente, cientes de que enfrentávamos dragões com tesourinhas, dessas que se dá para crianças recortar papel. Sem fio nem ponta.
 
13/01/2011
Desarmar quem?
Em 21/12/2010, o jornal O Globo publicou na página 10 uma matéria intitulada VIVA RIO: 47,6% DAS ARMAS AINDA SÃO ILEGAIS NO BRASIL. A matéria do jornalista Jailton de Carvalho versa sobre uma pesquisa realizada no Brasil mostrando o que todo mundo sabe: as pessoas têm medo de registrar suas armas, pois, além de custar caro e dar um bocado de trabalho (é uma burocracia dos infernos) ainda existe o risco de amanhã a “Companheira Wanda” usar a base de dados para passar no congresso (com minúscula mesmo, por favor) uma lei obrigando os cidadãos de bem a entregar suas armas.
 
10/01/2011
As coisas não se mudam
Escreve-me um leitor: "Não é contraditório o senhor afirmar que o modelo institucional brasileiro concentra excessivos poderes nas mãos do presidente e, ao mesmo tempo, defender um sistema que atribui o governo à maioria parlamentar? O senhor não sabe que o parlamento britânico talvez só perca para o venezuelano em matéria de aprovação de projetos enviados pelo executivo, e que a quase totalidade das leis nele votadas são de iniciativa do governo de Sua Majestade?"
 
06/01/2011
Invasão é mesmo a solução?
Ofim de ano foi pródigo para o debate sobre habitação em São Paulo. Começou com a agitação da reintegração de posse de prédios ocupados pela Frente de Luta por Moradia e terminou com a divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do número de imóveis vazios na capital paulista. São 290 mil.
 
03/01/2011
O legado de Lula
Acabou! Não há bem que sempre dure (na perspectiva dos 87% que gostaram), nem mal que não acabe (segundo a ótica dos 13% descontentes). Faço parte do pequeno grupo que não se deixa seduzir por conversa fiada, publicidade enganosa e não sente atração pelos salões e cofres do poder.
 
02/01/2011
Posse de Dilma tem público de jogo da querida Lusa paulista
Esperávamos 500 mil”, diz o PM, algo desolado. Mas a verdade é que a “chuva” espantou os outros 497 mil apoiadores não-remunerados da presidente Dilma, e a grande festa da nova líder popular precisou se contentar com um público digno da tradicional Portuguesa de Desportos: 3 mil gatos pingados.
 
31/12/2010
Nosso agronegócio sob a tutela do Greenpeace
Passou desapercebido, não tendo sido sequer noticiado, um convênio assinado entre o Greenpeace, a ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e o Banco do Brasil. O seu teor reside em condicionar o financiamento do Banco do Brasil a empresas do agronegócio à obediência de determinadas diretrizes ambientais que seriam certificadas pelo Greenpeace, que se tornaria, então, o intermediário entre a instituição financeira e empresas do agronegócio. A notícia consta do site do Greenpeace, como tendo acontecido no dia 1º de dezembro em Brasília.
 
20/12/2010
De fraldas e chupeta
Não tem nada mais socialista do que uma mãe. Uma mãe pode ter dez filhos. Ela pode ter um mais bonitinho, um mais feinho, mas uma mãe gosta de todos em igualdade de condições (Pres. Lula, falando no dia 14/12, em Salgueiro, PE, sobre os recursos que ele julga presentear a Estados e municípios).
 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20



Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS