Boa Tarde ! Hoje é Domingo, 22 de Outubro de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
Brasil
31/07/2011
Salgadinho grátis e teatrão de Dilma encantam imprensa esportiva: “problemas” da Copa acabam de desaparecer
Não há nada mais fácil que ludibriar alguém que está ansioso por ser ludibriado: nada mais voluntariamente ingênuo que a imprensa esportiva brasileira, lançando olhares de súplica na festa da FIFA para a Copa de 2014 financiada com o dinheiro dos contribuintes brasileiros.
 
25/07/2011
Fumacinha bem localizada
Há muita semelhança entre os dias que correm e aqueles que, desde meados de 2005, fluem, na batida do relógio, para o sorvedouro das prescrições e impunidades. "En aquel entonces", como se diz lá em Santana do Livramento, era comum ouvir-se das lideranças petistas entrevistadas algo que pessoalmente, desde muito antes, eu já esgarçara as cordas vocais de repetir: esse nosso sistema político é corrupto e corruptor. O maior culpado pelas desonestidades no setor público nacional é o sistema que as proporciona e estimula.
 
23/07/2011
Cidade limpa: só uma farsa
Há alguns anos, na cidade de São Paulo, fomos surpreendidos com o infeliz Programa Cidade Limpa. Que imaginávamos que  fosse realmente o que parecia ser, uma  limpeza na cidade, com praças arrumadas e bonitas, ruas adequadas, calçadas em condições de se andar, etc. Uma cidade turística de fato e também  para os seus cidadãos. E,  claro, sua manutenção ad eternum. Nos enganamos uma vez mais.  Como dizia um personagem da televisão: "E eu acreditei!".
 
22/07/2011
Fim de boato sobre construção de estádio coloca Kassab e Alckmin em xeque: Morumbi não foi feito com “dinheiro público”
Vem em boa hora o documento elaborado pelo SPFC em que é desmontado um dos boatos que serviram como pretexto informal para que Prefeitura e Governo de São Paulo despejassem quase meio bilhão de reais em dinheiro público na construção de um estádio de futebol particular.
 
18/07/2011
Quando a educação será prioridade?
Na esteira do recente surto de crescimento da economia brasileira começam a surgir demandas por recursos humanos qualificados. O próprio governo federal, diante do fracasso do nosso sistema educacional capturado e ideologizado pela esquerda, decidiu criar mecanismos para a importação de talentos.
 
14/07/2011
A “pirâmide” da desigualdade brasileira
Combater a “desigualdade” tem sido um mantra para a esquerda. Mas reduzir a questão a uma mera competição econômica é não compreender como realmente funcionam as coisas no Brasil. É preciso ir além e perceber que poder e privilégio, hoje, estão muito mais relacionados à proximidade com os governos do que com saldos bancários.
 
13/07/2011
Clube usa dinheiro público para construir estádio (e dinheiro de quem para contratação milionária?)
Se os fatos que compilamos a seguir tiverem o desfecho aguardado, será a definitiva e completa desmoralização do futebol brasileiro. Após alegar por meses que não tem dinheiro suficiente para construir seu próprio estádio (e obter, através de discutível incentivo fiscal, verba pública para levar a obra adiante), o Corinthians anuncia a contratação de um atleta pelo valor de 40 milhões de euros. Se ninguém vê nada de errado nisso, o problema deixou de ser desportivo ou político: é cegueira mesmo.
 
11/07/2011
Arco do triunfo, Arco do fracasso
Na agitada vida estudantil dos anos 60, em Porto Alegre, primeiro naquela usina de lideranças que era o Colégio Júlio de Castilhos e, depois, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nunca tive alinhamentos políticos automáticos. Ainda que me faltassem bases filosóficas, gostava de pensar por conta própria. Jamais aceitei ser liderado pelos antagonismos em confronto. Mas se tivesse que eleger um grupo para valorizar sob o ponto de vista cultural, sem dúvida essa turma seria a da esquerda.
 
07/07/2011
Ainda há esperança
Tudo indica que, graças à fulminante reação da opinião pública, o governo colocou na geladeira a esdrúxula decisão de colocar bufunfa pública na fusão entre os grupos Carrefour e Pão de Açúcar. Menos mal, pois visto de qualquer ângulo, o negócio seria um ultraje aos mais elementares princípios econômicos e, principalmente, éticos.
 
04/07/2011
Está tudo dominado
O sujeito me parou na rua: "Cadê os caras-pintadas? Cadê os caras-pintadas?" A mão no meu peito parecia disposta a impedir qualquer possibilidade de que a pergunta ou o perguntador fossem driblados. Era preciso responder.
 
01/07/2011
Os Bombeiros e os Pagadores de Impostos
“Enfim, como será admitido, por princípio, que o Estado estará encarregado de fazer a divisão fraterna em favor dos cidadãos... Todos se agitarão para reclamar os favores do Estado. O Tesouro Público será, literalmente, entregue à pilhagem. Cada um terá boas razões para provar que a repartição da fraternidade legal deve ser entendida no seguinte sentido: as vantagens para mim e as cargas para os outros”. (Frédéric Bastiat)   Solidariedade é um sentimento sublime, que muitas vezes nos deixa tão ou mais gratificados que os próprios beneficiários da nossa compaixão. Porém, depois de já ter embarcado em tantas canoas furadas, procuro refletir um pouquinho, antes de abraçar qualquer causa. Vejam, por exemplo, o caso dos bombeiros.
 
27/06/2011
Reflexões de um leigo sobre a CNBB
Quando a CNBB, organização que congrega o episcopado brasileiro, ergue sua voz para defender a família, a vida humana desde a concepção, a educação religiosa, a preservação das tradições cristãs da sociedade (aí incluídos o respeito ao descanso dominical, feriados e símbolos religiosos), eu me ponho a pensar... De qual lado do espectro político vem chumbo grosso contra tudo isso?
 
27/06/2011
A transparência que o povo quer
Vinte e quatro horas depois de o governo brasileiro anunciar a intenção de rever o prazo para liberação dos documentos classificados como sigilosos, o relator da ONU contra a tortura, Juan Mendez, conclamou "o Ministério Público e os juízes brasileiros a abrir processo contra torturadores", para revelar o que de fato ocorreu durante os governos militares e "para que toda a sociedade brasileira saiba do seu passado". Foi vapt-vupt.
 
25/06/2011
Hegemonia petista
Omais surpreendente da matéria da última revista Veja, relativa ao caso dos ditos "aloprados", não reside apenas na falta de ética demonstrada pelo dito setor de inteligência do PT, mas no fato de que um dos seus executores tenha assumido o que disse, mesmo que o tenha feito sob a forma de um "desabafo" a "companheiros" do partido.
 
24/06/2011
Argumentos precários ameaçam liberdade do brasileiro diante da TV
Aproxima-se o momento em que os legisladores brasileiros serão chamados a decidir a respeito de um assunto de extrema importância para os cidadãos: quanto de seus hábitos diante da televisão será determinado pelo livre arbítrio de cada um, e quanto deles virá decidido a partir de uma origem duvidosa, onde comissões de “especialistas” autonomeados ganharão poder supremo sobre olhos e ouvidos de todos nós.
 
20/06/2011
O Supremo, de mal a pior
Digo e provo. Cada povo tem o Supremo que merece. Não é por outro motivo que convivemos com tantas decisões chocantes, contra as quais nada, absolutamente nada se pode fazer porque expressam a vontade da mais alta Corte.
 
17/06/2011
Quebrando qual tabu, afinal?
Imaginem a cena fantástica: 2011, um intelectual brasileiro descobre que o homem pisou na Lua e vai atrás dos fatos mundo afora, querendo aprender tudo sobre o ocorrido para contar à seu povo a quantas andam os avanços no mundo.
 
13/06/2011
Queima de arquivo
Aprendi de criança que não se deve levantar falso testemunho ou acusar sem prova, e que a honra alheia deve ser respeitada até incontestável evidência em contrário.
 
13/06/2011
Carta a um professor petista
Três décadas neste mister de emitir opinião me habituaram a e-mails de aprovação e de reprovação. Pela primeira vez, no entanto, um leitor me escreve não para comentar determinado texto, mas para atacar "o conjunto da obra". Ele topou com algo que escrevi e acessou meu blog. Sentindo-se ferido em seus brios petistas, partiu para o ataque. Decidi responder-lhe através de um artigo. É o que segue. Primeiro diz ele e, em seguida, respondo eu.
 
12/06/2011
Brasil, no fundo da lixeira (final)
Nos dois artigos anteriores citamos muitas mazelas brasileiras que atravancam o progresso do País, corroborando o  que vimos frisando há muito, que o Brasil está longe de ser uma nação. É, por ora, um grande acampamento. Uma pena. Um país com as condições que tem, teria de ser, no mínimo, o melhor país do mundo.
 
10/06/2011
Dizendo o que é preciso
Reportagem da TV Bandeirantes vai direto ao ponto sobre a libertação de assassino italiano.
 
01/06/2011
OK: vamos quebrar o tabu sabendo quem apoia a descriminalização das drogas
A cada seis meses surge um “filme nacional” que resolverá todos os problemas, colocará os hipócritas desnudos perante a sociedade, dará nome aos bois – enfim, derramará um pouco da “sapiência” dos privilegiados sobre a ignara massa de brasileiros comuns. 
 
30/05/2011
Oposições: guerra interna e externa
Ocaso Palocci é particularmente emblemático para se compreender o funcionamento das oposições hoje no Brasil. As denúncias relativas ao seu rápido enriquecimento, sobretudo às vésperas de assumir o seu novo cargo enquanto ministro chefe da Casa Civil, para além dos problemas éticos envolvidos, suscita uma questão propriamente política. E ele passa pela averiguação da fonte dessas informações e ao modo de como as oposições operam a partir dela.
 
26/05/2011
Os proibicionistas
No Brasil, a exemplo do que já ocorre em outras praças, o proibicionismo vem ganhando cada vez mais espaço nas políticas públicas. Recentemente, os brasileiros foram proibidos de ingerir remédios para emagrecer, mesmo se receitados por médicos. 
 
23/05/2011
O AI - 5 do Supremo
Não precisa ser ministro do Supremo para saber que toda proposição legislativa com apoio popular, maioria parlamentar e concordância do governo vai a votação e é aprovada. Viés oposto, se uma proposição, mesmo com apoio do governo, leva anos tramitando e não chega ao plenário (como as que tratam de união homossexual) é porque não tem apoio popular nem parlamentar. Nesses casos, o próprio autor evita a votação porque percebe que vai perder. Melhor do que ninguém ele sabe que a Casa já decidiu. E decidiu contra.
 
22/05/2011
A inadequação dos índices de preços como medida inflacionária
Na semana passada o Ministro Guido Mantega, analisando o IPCA do IBGE, índice de preços tido como “inflação oficial”, de 0,77% em abril (e alta de 6,51% em 12 meses), falou: “O grande vilão de abril foram os combustíveis”. Lendo a notícia me veio à lembrança que talvez não haja outro lugar no mundo onde a cultura dos índices de preços esteja tão arraigada como no Brasil.
 
20/05/2011
Consumidor sofre...
Há cinquenta anos ouço a mesma ladainha: os combustíveis são produtos estratégicos para o desenvolvimento do país e, por isso, devem ser mantidos sob o controle do Estado para que o seu fornecimento não seja interrompido e os seus preços não fiquem à mercê de especuladores e empresários gananciosos.
 
15/05/2011
Brasil está no fundo da lixeira
Desconfiamos que o país está sem rumo. E tal desconfiança remonta há mais de 30 anos, desde o início dos anos 80, quando o país parou de crescer, e se deteriorou a olhos vistos. Cada legislatura é pior que a anterior. Os economistas perderam o senso de crítica. A imprensa pouco denuncia. E quem paga é a população, sem se aperceber disso. É incrível a cegueira, surdez e mudez de um povo.
 
12/05/2011
Cala a boca, playboy! Não reclama, mas paga o IPTU
No Brasil, quem paga imposto não pode sequer reclamar de uma obra pública em sua esquina. É pagar e calar a boca.
 
11/05/2011
A vaidade, a felicidade e a maldade
Poucas coisas tão postiças quanto a sabedoria dos intelectos vaidosos. E poucos tão infelizes quanto os que pretendem beber a felicidade no próprio copo, de canudinho, como refresco.
 
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20



Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS