Bom dia ! Hoje é Segunda Feira, 24 de Abril de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
América Latina
05/12/2016
De como recusei conhecer Castro
Fidel Castro ficará para a história como um gangster que destruiu um país. Destruiu a alma e a cultura cubanas.
 
14/10/2016
Derrota comunista
Os comunistas foram fragorosamente derrotados no plebiscito costurado para livrar a cara das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), bando narcoterrorista que há mais de cinco décadas vem detonando a vida da Colômbia e da América Latina.
 
08/06/2015
Solidariedade ou hipocrisia?
Tenho ouvido falar em “solidariedade a Cuba”. Mas que solidariedade é esta, que se destina a quem oprime e não a quem é oprimido?
 
25/02/2014
Um canalha histórico
Fidel Castro, perfeito exemplo do canalha histórico, está na ordem do dia.
 
02/09/2013
Gilberto Freyre e os médicos cubanos
Brasília, nesta alvorada do século 21, tornou-se a nova Casa Grande que contrata e paga por cabeça na senzala cubana.
 
14/02/2013
A escalada da estupidez
Eis por que o capitalismo de livre mercado é tão poderoso: o que o comanda e o faz funcionar é nada menos que a própria natureza humana.
 
11/08/2012
Relações Internacionais: quando políticos falam de Papai Noel e os jornalistas acreditam
Acreditar que “convênios”, “congressos” e “simpósios” possam demover tiranos da sede absoluta de um poder que já lhes pertence é muita ingenuidade - ou má fé.
 
30/06/2012
Falta de vergonha
É impressionante a hipocrisia sem limites dos defensores de Fernando Lugo, dentre os quais estão vários governantes autoritários.
 
25/06/2012
Caiu o Lugo
O ordenamento constitucional paraguaio fornece saída adequada para situações de desgoverno e de insatisfação generalizada.
 
26/02/2012
“Pinheirinho” de brasileiros no Paraguai não sensibiliza nossos bravos esquerdistas
Ah, Pinheirinho, se todos fossem iguais a você... Brasileiros e “brasiguaios” que trabalham e vivem da terra no Paraguai têm sido vítimas de todo tipo de ameaça e abuso: têm suas terras confiscadas, são ameaçados por milicianos, enfrentam cárcere privado, e agora perdem propriedade também para “empresas” do vizinho hermano.
 
23/01/2012
Quando a esquerda vai a Cuba
Éuma encrenca. Tenho visto muita gente de esquerda opinar sobre Cuba após uma viagem àquele país. Há os que, afetados por esclerose múltipla, de etiologia marxista, não entendem o que veem e proclamam que voltaram do paraíso.
 
05/07/2011
Os segredos de Castro e Chávez
Afoto da notícia é evocativa: o velho Fidel Castro ao lado da cama de um pálido Hugo Chávez,  presidente da Venezuela, que está convalescendo em uma estadia secreta e prolongada em um  hospital de Havana.
 
16/06/2011
Não choro por ti Argentina
Ojornal Valor Econômico publicou, no último dia 30 de maio, um caderno especial sobre a crise que assola a Argentina. As políticas populistas do governo bolivariano de Cristina Kirchner estão levando o país ao caos, principalmente por conta de uma inflação galopante, cujo nível exato ninguém sabe, uma vez que os índices oficiais vêm sendo manipulados há tempos.
 
09/06/2011
Sorria: seu carro roubado vai cobrir rombo fiscal na hermana Bolívia de Evo Morales, o amigão de Lula e do PT
Oamigo de Lula e grande parceiro comercial do Brasil, Evo Morales, teve uma ótima ideia: regularizar os carros contrabandeados que circulam pela Bolívia sem documentos e, com o dinheiro do imposto arrecadado, cobrir parte do déficit fiscal do país.
 
22/03/2011
Uma Luz na Ilha
Tenho lido com grande prazer e alegria as crônicas de Yoani Sanches, desde que ela aceitou convite deste jornal para escrever em suas páginas. Embora morando numa verdadeira prisão, onde se pode estar encrencado simplesmente por dizer o que pensa; onde se vive melhor quando não se tem opinião própria; onde as pessoas em geral apenas repetem o que dizem os donos do poder, Yoani é hoje uma das escritoras mais lidas do mundo, graças a sua luta corajosa pela liberdade.
 
12/09/2010
Quem quer comprar?
Cuba é bem mais do que uma ilha em forma de lagarto, plantada no meio do Caribe. Cuba é um divisor de águas entre democratas e totalitários. Não tem erro. Saiu em defesa de Cuba, começou a falar em educação, saúde e "bloqueio" americano, deu. Não precisa dizer mais nada. O cara abriu a porta do armário e assumiu. O negócio dele é o comunismo da velha guarda. Na melhor das hipóteses, marxismo-leninismo; na pior e mais provável, stalinismo.
 
20/08/2010
La Otra Cuba
Durante cinco dias desta semana, reuniram-se em Buenos Aires, Argentina, representantes do 16º Encontro do Foro de São Paulo, somando delegações de 21 países  do continente, com o objetivo de debater e colocar em prática propostas e resoluções para se implantar, na próxima década, o Socialismo do Século XXI no espaço latino-americano  (e em particular no Brasil, seu carro-chefe, com a eleição da guerrilheira Dilma Rousseff ao cargo de presidente da República).
 
19/08/2010
Nadie Escuchaba
Acompanhando a semana em que ocorre o Foro de São Paulo em Buenos Aires, o Mídia@Mais comemora a semana "Delírio Socialista", convidando seus articulistas a resenharem filmes sobre o modelo da revolução socialista cucaracha, inspiradora do Foro: Cuba, Mãe e Mestra dos revolucionários latino-americanos. Felipe Atxa comenta "Nadie Escuchaba", de 1987. [N.E] “Nadie Escuchaba” (Ninguém Escutava) é um documentário de longa-metragem, realizado em 1987 pelo lendário diretor de fotografia Nestor Almendros. Nascido na Catalunha, Almendros seguiu o pai a Cuba, onde este havia se exilado fugindo do General Franco.  Na ilha, chegou a realizar alguns filmes para o regime comunista, até que passou a ser também perseguido e foi embora para Paris.
 
18/08/2010
Um Processo de Moscou no Caribe
Talvez um dos maiores mistérios que cercam a longeva ditadura de Fidel Castro tenha sido a queda em desgraça e a punição com a morte do general Arnaldo Ochoa.
 
17/08/2010
Fidel, a História já te condena
Acompanhando a semana em que ocorre o Foro de São Paulo em Buenos Aires, o Mídia@Mais comemora a semana "Delírio Socialista", convidando seus articulistas a resenharem filmes sobre o modelo da revolução socialista cucaracha, inspiradora do Foro: Cuba, Mãe e Mestra dos revolucionários latino-americanos. Percival Puggina comenta "Má Conduta", de 1984. [N.E] Fidel Castro, enquanto esteve preso por sua participação no assalto ao Quartel Moncada no ano de 1953, escreveu pequeno panfleto com o título "A história me absolverá", no qual afirmava de que os povos têm o direito de lutar contra regimes totalitários. No dia 9 de janeiro de 1959, ao tomar o poder em Cuba, ele pronunciou estas palavras tranquilizadoras: "Y quiero decirle al pueblo y a las madres de Cuba que resolveré todos los problemas sin derramar una gota de sangre. Le digo a las madres que nunca, a causa de nosostros, tendrán que llorar".
 
13/08/2010
A guerra fria entre Colômbia e Venezuela
Amais recente desavença entre a Colômbia e a Venezuela não será a última. Em 22 de julho, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, teve um dia agitado. Ele rompeu relações diplomáticas com a Colômbia, acusou os Estados Unidos de conspirarem para derrubá-lo e enviou tropas para a fronteira.
 
08/06/2010
Tutti buona gente!
O candidato à presidência da República José Serra afirmou, em recente entrevista de rádio, que a cocaína consumida no Brasil vem da Bolívia. Literalmente, ele disse o seguinte: “A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo (boliviano) fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disso”.
 
10/05/2010
Carta a um jovem fã de Che Guevara
Este artigo reproduz carta que enviei a um jovem. Por e-mail, ele manifestara dissabor com o artigo "O vampiro argentino" (1). Bem educado, em texto correto e movido por evidente boa intenção, ele expressou sua contrariedade ante a referência que fiz ao fato de "jovens que não sabem apontar com o nariz para que lado fica a Bolívia e que não conseguiriam escrever meia página sobre os episódios de Cuba andarem pelas ruas ostentando camisetas com a estampa do Che". O meu leitor sabia as duas coisas e se magoou. Nas correspondências que trocamos, pedi a ele que em vez de apontar para Bolívia, me indicasse suas razões para reverenciar a memória do argentino. Respondeu-me ele que seu herói "renunciou às comodidades de que desfrutava como médico, buscou viver e alcançar seus ideais, lutou e deu a própria vida pelas suas convicções". E acrescentou que se havia algo que ele prezava e respeitava era "a coragem e a iniciativa de uma pessoa".
 
14/04/2010
Cuba: o início do fim?
Um dos piores negócios do mundo durante os últimos 50 anos foi apostar no fim do regime da chamada revolução cubana. A quantidade de livros, ensaios, declarações e resoluções prevendo a queda de Fidel Castro é quase infinita. Ela só  foi superada pela quantidade de erros de informação e de análise – para frustração dos que não ocultam o desejo de uma mudança profunda ou o fim do regime.
 
23/03/2010
O Império contra-ataca: nova arma é morrer em greve de fome
“O líder do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE), manifestou hoje (18/3/2010) solidariedade ao povo e ao governo cubanos contra os ataques que têm sido feitos por vários grupos de direita, em diferentes países, contra a ilha caribenha. ‘Há uma tentativa, de âmbito internacional, para se desestabilizar o governo cubano, numa afronta aos princípios da autodeterminação dos povos’, disse Ferro.” O trecho acima é reprodução da tardia resposta do PT à morte de Orlando Zapata Tamayo, ocorrida em 23 de fevereiro deste ano, após 2 meses e meio em greve de fome. Por ironia do destino, no mesmo dia, deputados socialistas chilenos se manifestaram contrariamente ao regime, o que os faz cair irremediavelmente no campo inimigo, segundo a tese do líder do PT acima.
 
10/01/2010
A cidade que foi para o inferno
Assim é como a cidade mais perigosa do mundo é conhecida e assim ela se sente. Uma metade de Ciudad Juárez – que fica no México, na outra margem do Rio Grande, em frente a El Paso, Texas, – parece uma cidade fantasma; a outra lembra uma zona de guerra que ficou tranquila por alguns instante para que os carros pudessem sair.
 
02/01/2010
Página virada em Honduras
Zelaya é uma página virada da história política hondurenha, embora não o seja ainda para a diplo(MÁ)cia brasileira. Os hondurenhos estão levando a cabo um amplo processo de transição constitucional, tendo realizado eleições reconhecidas por todos os países sensatos como limpas e transparentes.
 
30/11/2009
Eleições em Honduras – Resultados
Tegucigalpa, Honduras - O candidato presidencial nacionalista (conservador) Porfírio “Pepe” Lobo Sosa declarou-se vencedor das oitavas eleições gerais realizadas ontem (29/11), e anunciou um governo de integração a partir de 27/01/2010, quando tomará posse.
 
01/11/2009
Além da maleta
Entre agosto e dezembro de 2007, a América Latina ficou intrigada com um melodrama político envolvendo uma maleta com US$ 795.550,  confiscada depois de  um voo particular –  que transportava autoridades argentinas e venezuelanas–  aterrissar em Buenos Aires,  no meio da noite. A questão virou um famoso caso judicial em Miami, com acusações feitas a agentes venezuelanos de tentarem forçar um empresário a assumir a culpa pelo dinheiro clandestino e encobrir a história verdadeira por trás da maleta  – uma contribuição de Hugo Chávez para a campanha de Cristina Kirchner, na ocasião uma candidata procurando suceder seu marido como presidente da Argentina.
 
12/10/2009
O Foro e o cerco de Honduras
Entre os dias 20 e 23 de agosto último os integrantes do Foro de São Paulo se reuniram na cidade do México para tramar – e agir - contra a democracia representativa em todo continente latino-americano. Segundo informa o site do PT (www.pt.org.br), estiveram presentes no encontro (o décimo quinto, desde que há dezenove anos foi criado em São Paulo por Fidel Castro e Lula da Silva) 520 delegados de 32 países da América Latina e do Caribe, além de outros 38 convidados, representando 63 partidos de esquerda e de facções de “forças populares e progressistas” – as massas de manobra e tropas de choque para “operações de rua”.
 
1 2



Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS