Bom dia ! Hoje é Sexta Feira, 24 de Março de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
Oriente Médio
02/06/2011
“Primavera Árabe” – Expressão imprópria
Primavera Árabe [*] decolou como a descrição padrão da turbulência no Oriente Médio ao longo dos últimos cinco meses e meio; o Google apresenta 6,2 milhões de menções, enquanto “Revolta Árabe” aparece 660 mil vezes e “Sublevação Árabe”, meras 57 mil vezes.
 
25/05/2011
No Salão Oval: Netanyahu dá o troco e repreende Obama em público
WASHINGTON - Na tarde de sexta-feira, dia 20.05, o Primeiro–Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez uma reprimenda pública ao Presidente Barack Obama, no Salão Oval da Casa Branca, declarando que Israel jamais aceitará os termos de sua proposta de retomada das conversações de paz com os palestinos.
 
10/05/2011
Qual será o curso de ação de Israel no novo Oriente Médio?
AMoment Magazine perguntou a dezesseis proeminentes analistas especialistas em Oriente Médio como Israel enfrentará as águas turbulentas decorrentes da chamada “Primavera Árabe”.
 
20/04/2011
Turquia ambiciosa
Há alguns dias, o ministro do exterior da Turquia, Ahmet Davuto?lu, proclamou com grandiloquência: “Se o mundo está pegando fogo, a Turquia é o bombeiro. A Turquia está assumindo o papel principal em favor da estabilidade no Oriente Médio”.
 
18/03/2011
Os árabes e a Globalização
Ninguém, em 1989, tinha previsto a queda do Muro de Berlim; da mesma forma, ninguém  anteviu uma revolta árabe democrática. O impressionante, aliás, é menos essas  manifestações e mais os erros de análise que as precederam, entre os observadores  ocidentais.
 
12/02/2011
O retorno de Rifa’a
Durante a revolução de julho de 1830, o jovem Rifa’a, da cidade de Tahta no Alto Egito (El-Tahtawi), estava em Paris: imã formado na mesquita de Al Azhar do Cairo, ele acompanhava uma delegação de príncipes egípcios enviados pelo paxá deles, Mehemet Ali, para aprender as ciências contemporâneas na França e, quando voltassem, ajudar o país.
 
09/02/2011
Tumulto na Tunísia
Embora os acontecimentos na Tunísia e especialmente Egito tenham se desenvolvido em velocidade assombrosa, o artigo de Daniel Pipes permanece válido  porque ajuda o leitor a entender muitas das variáveis envolvidas nessa revolta que ameaça velhos regimes autoritários do mundo árabe, especialmente se um padrão foi criado e se ele se repetirá em outros países - Redação Mídia@Mais.
 
04/02/2011
Jardins em suspense na Babilônia
Flores rebeldes de Jasmim brotaram ontem na Jordânia e na Síria, exalando um perfume inquietante. É a primavera árabe, que começou inesperada, fora de época, na Tunísia, está agora no Egito e vai se espalhando ao sabor do vento por outros desertos do Oriente Médio.
 
01/02/2011
Israel fica isolado no Oriente Médio
Quando o novo chefe dos serviços de Inteligência Militar de Israel, general Aviv Kochavi, sustentou a tese de que "não há, neste momento, nenhuma preocupação sobre a estabilidade do governo egípcio", diante do Comitê de Relações Exteriores do Parlamento israelense, na terça-feira passada, já circulavam as primeiras notícias do Egito que o desmentiriam.
 
21/01/2011
Jihad contra os cristãos coptas do Egito
Em muitos países do Terceiro Mundo, o jihad contra cristãos está ganhando terreno em sua tentativa de expulsá-los. Há quase três semanas, uma igreja copta no Cairo foi alvo de uma bomba incendiária, deixando um saldo de 21 (vinte e um) mortos. Ontem (11/01/2011), um policial egípcio abriu fogo contra um trem que ia para o Cairo, matando um cristão e ferindo outros cinco. 
 
21/12/2010
Turquia Islamista versus Irã Secular?
No início do século XVI, enquanto o império Otomano e o império Safávida lutavam pelo controle do Oriente Médio, Selim I, governando de Istambul, entregava-se ao seu lado artístico ao compor célebres poesias em persa na época a língua da alta cultura no Oriente Médio. Simultaneamente, Ismail I, governando de Esfahan escrevia poesias em turco, sua língua ancestral.
 
05/11/2010
O duelo de fatwas
As sentenças de morte recíprocas entre o Iêmen e os Estados Unidos apresentam um vislumbre sobre a guerra na era da internet.   A questão começa com South Park, um iconoclástico desenho televisivo adulto na programação do canal Comedy Central, que em abril gozou da proibição de retratar o Profeta islâmico Maomé.
 
09/09/2010
Israel assina acordo militar com a Rússia
Israel e Rússia causaram surpresa nesta segunda-feira, 06/09/2010, quando assinaram um acordo militar que aumentará a cooperação no combate ao terrorismo e à proliferação de armas nucleares, mas que também pode levar à venda de material bélico israelense aos russos.
 
06/09/2010
Immanuel Kant contra Israel
Como alguém que aprecia profundamente o que a civilização ocidental alcançou, a despeito de todas as suas falhas, eu me surpreendo com a hostilidade que muitos ocidentais nutrem contra seu modo de vida. Se a democracia, mercados livres, e o império da lei criaram uma estabilidade sem precedentes, fartura e decência, por que tantos de seus beneficiários não conseguem enxergar isso?
 
26/08/2010
Turquia em Chipre versus Israel em Gaza
Tendo em vista as recentes críticas de Ancara, naquilo  que chamou de “prisão a céu aberto” em Gaza, a data de hoje, que marca o aniversário da invasão de Chipre pela Turquia, possui uma relevância especial.
 
12/08/2010
Confiar na Autoridade Palestina?
 Sob a liderança de Yasser Arafat, a Organização para a Libertação da Palestina notoriamente dizia uma coisa à audiência árabe/muçulmana e o oposto à israelense/ocidental, falando venenosamente com a primeira e num tom adocicado à última. E quanto ao amável sucessor de Arafat, Mahmoud Abbas? Ele distanciou-se deste padrão duplo de comportamento ou o manteve?
 
01/07/2010
Helen Thomas, Turquia e a Liberação de Israel
Édifícil ser muito mais influente que o decano do corpo de imprensa da Casa Branca, a quem é dado assento cerimonial na primeira fileira em coletivas de imprensa. Então, quando Helen Thomas [*] sugeriu que os israelenses deveriam deixar seu país e irem “para casa” na Polônia e Alemanha, isso não foi dito por uma obscura e excêntrica anti-semita, mas por uma esquerdista considerada insider que passou a gozar de um status icônico e de certa isenção de críticas.
 
24/06/2010
Turquia radical ultrapassa os limites
 Como todo teatro islamista-esquerdista focado em deslegitimar Israel, a flotilha “Liberte Gaza” [ou “Gaza Livre”] patrocinada pela Turquia, no final de maio, foi tediosamente repetitiva. Como uma ilustração de que os israelenses não entendem o tipo de guerra que precisam lutar agora, o resultado foi sombriamente previsível. Mas como uma declaração das políticas turcas e como augúrio do futuro do movimento islamista, estava repleta de significado e novidades.
 
22/06/2010
A loucura do mundo
 No Jerusalem Post,  William Shawcross escreveu uma matéria intensa sobre “o ódio obsceno e irracional” a Israel que agora corre, de forma assustadora, tanto o mundo islâmico quanto o Ocidente. “Calem a boca. Voltem para Auschwitz” foi a resposta da flotilha aos israelenses quando estes a alertaram para não entrar na área sob bloqueio naval.
 
02/06/2010
Flotilha “Gaza Livre” impõe derrota às Forças de Defesa de Israel (IDF)
Uma das mais importantes regras para um estrategista é não ser colocado na defensiva. David Ben-Gurion, o primeiro  primeiro-ministro de Israel, amadureceu este conceito numa doutrina de defesa avançada que serviu maravilhosamente ao seu país em seus primeiro anos de existência.
 
02/06/2010
Os piratas da paz
Ochoque entre a marinha israelense e a Flotilha da Liberdade levantou ondas de protesto e indignação no mundo e imediato tsunami condenatório sobre Israel. Mas a maré está baixando e emergem algumas verdades que naufragaram sob o peso do coro dos pacifistas – na verdade, piratas da paz.
 
06/05/2010
O consolo de uma medíocre relação Estados Unidos–Israel
 As coisas não são sempre tão simples quanto parecem; a crise atual nas relações Estados Unidos–Israel tem seu lado bom. Quatro observações, todas derivadas de padrões históricos, propiciam esta conclusão:
 
13/04/2010
Todos sabem
  De acordo com David Ignatius,  a administração Obama está se preparando para impor uma ‘solução’ para o impasse entre Israel e os árabes palestinos no Oriente Médio. Aparentemente, todos sabem com o quê tal “acordo de paz” se pareceria.   Ora, se todos sabem, por que não foi alcançado?
 
08/04/2010
A mais nova e reluzente milícia americana... é palestina
Oprograma mais estúpido que o governo americano já empreendeu – foi como eu chamei, no ano passado, os esforços americanos de aprimorar a força militar da Autoridade Palestina (AP). Levemente hiperbólico, sim, mas a descrição encaixa por que tais esforços aumentam o poder de luta de inimigos dos Estados Unidos e de seu aliado, Israel.
 
30/03/2010
Israel só
Sob uma saraivada de críticas internas por seu precipitado e  imperdoável ataque diplomático contra Israel, Hillary Clinton – designada por Obama para fazer o seu trabalho sujo na semana passada – agora está tentando desarmar a crise adotando um tom mais ‘emoliente’. Mas a Caixa de Pandora já foi aberta e a criatura malévola que dela emergiu não mais pode ser recolhida.
 
11/03/2010
Crise na Turquia
A prisão e indiciamento de altos comandantes militares na Turquia na semana passada precipitaram aquilo que pode ser a mais grave crise desde que Atatürk fundou a república turca em 1923. As semanas à frente provavelmente indicarão se o país continuará em seu deslocamento em direção a um governo islâmico ou se reverte o curso para o seu secularismo tradicional. O desenlace tem grandes implicações para os muçulmanos em todo o mundo.
 
22/01/2010
O teatro da segurança: em exibição no seu aeroporto
Enquanto mãos nervosas eram esfregadas logo após a quase tragédia de um vôo da Northwest Airlines se aproximando de Detroit, vem-me à mente uma conversa passada no aeroporto de Heathrow, Londres, em 1986.
 
27/12/2009
O paxá dos espiões
Quando o filme de espionagem termina, o gentil chefe do serviço de inteligência – tendo enganado seus inimigos, tira o pó da lapela de seu terno perfeitamente costurado e desaparece em seu mundo de fantasia e controle. Não foi assim que terminou a vida real (que pena!) do general Saad Kheir, o brilhante mas emocionalmente ferido espião-chefe que dirigiu o Departamento-Geral de Inteligência (DGI) da Jordânia de 2000 a 2005. Ele morreu em um quarto de hotel em Viena, no dia  9 de dezembro, vítima de um ataque cardíaco, como informou a agência oficial de notícias da Jordânia. Ele tinha apenas 56 anos.
 
24/12/2009
Islamismo 2.0
Pegando emprestado um termo da computação, se Aiatolá Khomeini, Osama Bin Laden e Nidal Hasan representam o Islamismo 1.0, Recep Tayyip Erdo?an (Primeiro Ministro da Turquia), Tariq Ramadam (um intelectual suíço), e Keith Ellison (congressista americano) representam o Islamismo 2.0. O primeiro mata mais pessoas, o último representa uma ameaça maior para a civilização ocidental.
 
29/11/2009
O sucesso silencioso de Netanyahu
Quase despercebido, Binyamin Netanyahu conseguiu uma importante vitória na semana passada, quando Barack Obama recuou na assinatura de uma iniciativa política. Esta reviravolta política sugere que as relações Estados Unidos–Israel não estão mais seguindo para o desastre que eu temia.
 
1 2 3



Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS