Boa Tarde ! Hoje é Sábado, 16 de Dezembro de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
> Mídia em Foco
Compartilhar
Folha de S.Paulo transforma noticiário político em melodrama
13/03/2014 - Redacao Midia@Mais
Para Folha de S. Paulo o jogo político pode ser resumido a um dramalhão de segunda categoria em que supostos pactos de lealdade devem se sobrepor à dinâmica natural da própria democracia.

Lançando mão de uma linguagem que se adequaria mais a novelas mexicanas, o jornal paulista dramatiza a relação entre os poderes, transformando políticos petistas em “vitimas”.

 

Na edição impressa do dia 12 de março, a Folha arriscou-se até a colocar em sua capa um absurdo “índice de traição”, listando os partidos que cometeram o “crime” de votar contra o governo Dilma na Câmara, como se o jogo político pudesse ser resumido a um dramalhão de segunda categoria em que supostos pactos de lealdade devessem se sobrepor à dinâmica natural da própria democracia: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/155992-base-governista-se-rebela-e-derrota-dilma-na-camara.shtml.

 

Em seu caderno regional, a mesma abordagem é repetida para salvar a pele do pessimamente avaliado prefeito paulistano, Fernando Haddad. O político petista é colocado como vítima de “pressão” na Câmara, o que o estaria impedindo de aprovar o novo Plano Diretor para a cidade: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1424123-apos-sofrer-pressao-haddad-adia-entrega-de-plano-diretor.shtml.

 

Além de imprecisa e pouco informativa, tal abordagem infantiliza os leitores, aparentemente julgados “incapazes” de compreender o noticiário político sem que este seja transformado num conto de fadas com trama, mocinhos e vilões bem definidos.

 



 
Compartilhar

COMENTÁRIOS
INSERIR COMENTÁRIO
Nome / Apelido
E-mail (opcional)
Comentário



Editor Chefe: Roberto Ferraracio
Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS