Boa Noite ! Hoje é Sexta Feira, 21 de Julho de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
> EUA e Geopolítica
Compartilhar
O acordo de Genebra com o Irã: um desastre de Política Externa
26/11/2013 - Daniel Pipes
Barack Obama tem cometido muitos erros de política externa nos últimos cinco anos, mas este é o primeiro a se classificar como um desastre.

"Pela primeira vez em quase uma década, paramos partes do programa nuclear do Irã", anunciou um jubiloso Barack Obama após a notícia do acordo provisório de seis meses recém-assinado com o Irã em Genebra.

 

Mas a meta americana para o acordo era que os iranianos não "avançassem o seu programa" de construir uma bomba nuclear de urânio (e, talvez, uma bomba de plutônio também), e a negociação aparentemente permite exatamente tal avanço, além de as sanções a Teerã terem um alívio no valor de cerca de nove bilhões de dólares.

 

Este negócio miserável oferece uma ocasião válida para comparação com Neville Chamberlain em Munique, em 1938. Um governo ocidental ansioso demais, cego para a astúcia de um regime do mal com o qual tanto quer trabalhar quanto apaziguar com concessões, que vai voltar a assombrá-lo. Genebra e 24 de novembro serão lembrados junto com Munique e 29 de setembro .

 

Barack Obama tem cometido muitos erros de política externa nos últimos cinco anos, mas este é o primeiro a se classificar como um desastre. Junto com a lei dos cuidados de saúde, é um de seus piores passos dados. John Kerry é um filhotinho de cachorro demasiado ansioso à procura de um acordo a qualquer preço.

 

Com o governo dos EUA perdendo seu papel de liderança, os israelenses, sauditas e talvez outros são deixados para lidar com uma situação ruim piorada ainda mais. Guerra tornou-se uma perspectiva muito mais provável. Que vergonha para nós americanos a reeleição de Barack Obama.

 

Publicado originalmente na National Review Online. Também disponível no site do autor.
 
Tradução: Maria Júlia Ferraz
 



 
Compartilhar

COMENTÁRIOS
INSERIR COMENTÁRIO
Nome / Apelido
E-mail (opcional)
Comentário



Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS