Boa Noite ! Hoje é Quarta feira, 24 de Maio de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
> Oriente Médio
Compartilhar
Os 50 anos de miséria na Síria
- Daniel Pipes
É necesssário recordar como um país facilmente pode sair dos trilhos e como é difícil retornar a políticas sólidas e à dignidade humana.

Os horrores na Síria hoje – repressão, guerra civil, barbarismo – são consequências de muitos desenvolvimentos; um dos mais importantes ocorreu 50 anos atrás. Foi quando o pedantemente nomeado “Military Committee of the Syrian Regional Branch of the Arab Socialist Ba’th Party ” (dentre estes em sua liderança estava Hafez al’Assad) tomou o poder em Damasco, no que ficou conhecido, novamente de maneira pedante, como a “Revolução de 8 de Março”. O partido Ba’th (ou Baath) comandou o país deste então, primeiro sob Hafez (1970-2000) e depois sob seu filho Bashar (desde 2000).

 

Antes da Revolução de 8 de Março, a Síria estava excepcionalmente instável: desde o primeiro golpe militar no país, aproximadamente 14 anos antes, em abril de 1949, a Síria sofreu diversos golpes de estado; na realidade, sozinho, o ano de 1949 testemunhou três mudanças de regime.

 

Então veio a pesada mão dos Ba’athistas. Desconsiderando algumas reestruturações internas (o golpe de ‘Alawi, em fevereiro de 1966, e o golpe de Assad, em novembro de 1970), tem sido o mesmo regime sombrio, estadista e totalitário desde então, oprimindo a expressão étnica e individual, corrompendo mentes, nocauteando a iniciativa da população e finalmente levando à liberação de toda a fúria três anos atrás, que resultou no conflito atual, o qual poderá levar a um próximo regime totalitário, um regime de Islamistas.

 

Neste gélido aniversário, podemos recordar como um país facilmente pode sair dos trilhos e como é tão difícil retornar a políticas sólidas e à dignidade humana.

 

Publicado originalmente e simultaneamente no National Review Online e no The Corner. Também disponível no site do autor.

 

Tradução: Roberto Ferraracio

 



 
Compartilhar

COMENTÁRIOS
INSERIR COMENTÁRIO
Nome / Apelido
E-mail (opcional)
Comentário



Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS