Boa Noite ! Hoje é Segunda Feira, 23 de Outubro de 2017.
 
Fique por dentro de nosso conteúdo em sua caixa de e-mail:
 




 
> Resenhas
Compartilhar
Pombas e Gaviões
- Paulo Zamboni
É possível que a frase do filósofo Edmund Burke "Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada" nunca tenha servido tão bem para definir uma situação como a atual realidade da  política brasileira.

É provável que a frase do filósofo Edmund Burke "[Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada" nunca tenha servido tão bem para definir uma situação como a atual realidade da  política brasileira. E a leitura do livro Pombas e Gaviões (168 páginas, Editora AGE) do jornalista e escritor Percival Puggina, reforça ainda mais essa impressão.  

De saída, o autor reconhece que há motivos de sobra para não se gostar de política. Mas explica que é necessário às pessoas esclarecidas e honestas tomar ciência do que se passa nela, inclusive dela participando de forma consciente e destemida. E  apresenta ao longo de Pombas e Gaviões as razões para isto, utilizando-se de temas  que pontilharam mais de uma centena de artigos de sua autoria publicados na mídia impressa e na internet nos últimos anos. Ressalte-se que o conteúdo do livro não é mera compilação deste material, mas sim  um desenvolvimento atualizado dos temas, apresentados numa escrita ágil e de fácil compreensão aos leitores.
 
Questões como segurança pública, direito de propriedade, direito natural, aborto, educação, economia,  religião, cultura e família são abordadas pelo autor, que explica como ao longo dos anos esses assuntos sofreram uma agressiva influência de valores materialistas e coletivistas, resultando em degradação moral e comportamental, em grande parte consequência de décadas de uma educação permeada de relativismo moral e socialismo radical, misturada a uma enorme indiferença e crescente tolerância,  comprometendo toda a sociedade.
 
E é justamente na política que a falta de interesse e a excessiva tolerância da maioria da população brasileira, que há anos contribuem para o avanço de agendas contrárias aos desejos da maioria da opinião pública, acabaram provocando os efeitos mais perniciosos, como demonstram os escândalos que se acumulam e o discurso único em defesa de mais socialismo populista e intervenção estatal, quando é evidente que tais fórmulas não funcionam. Enfim,  tudo contribuindo para a degradação completa dos costumes políticos. Mas, alerta o autor, para além desses problemas, é necessário encarar um fato fundamental: que o assentamento do sistema político brasileiro sobre o Presidencialismo e um federalismo de fachada, condena o país a cair num círculo vicioso de erros e fracassos que se auto-alimentam.
 
Entre os principais méritos do livro estão não apenas o de elencar de maneira clara e até didática os problemas político-sociais que afligem o país, mas também o de propor saídas e alternativas para tentar enfrentar os desafios, que são muito sérios, mas não insolúveis.

No momento em que a política nacional parece se aproximar de um ponto limite, às vésperas de uma eleição onde somente candidatos socialistas disputam o cargo de Presidente da República, e que pode consagrar como vitorioso um método de fazer política que há décadas impede o Brasil de progredir verdadeiramente, o livro de Percival Puggina é muito bem vindo e leitura obrigatória.

 



 
Compartilhar

COMENTÁRIOS
28/10/2010
(I. Souza)

De fato a resenha é interessante, porém é lamentável que a nação não possua o hábito e a capacidade de absorver o que lê, pois o país nos debilita desde a tenra idade desta honra.
 
01/10/2010
(Ester)

O estilo do Sr. Percival Puggina é realmente interessante. Achei a resenha interessante. Haverá lançamento do livro em São Paulo também ou apenas em Porto Alegre? Uma noite de autógrafos com algumas palavras do escritor seria bem interessante. Sr. Percival, que o livro tenha uma excelente divulgação e, assim, tenha sucesso, afinal, ser escritor no Brasil é algo para os corajosos!
 
INSERIR COMENTÁRIO
Nome / Apelido
E-mail (opcional)
Comentário



Redação: Paulo Zamboni
AmbientalismoAmérica LatinaBrasilCulturaEconomiaEntrevistasEUA e GeopolíticaEuropaMídia em FocoOriente MédioPolíticaSegurança Pública
Artigos IndicadosCLIPPING@MAISEspecialLiteraturaResenhas
Home Editorial Faq Fale Conosco


Canais:
 
MÍDIA A MAIS © COPYRIGHT 2013, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS